covid-19

Vacinação: sucesso de JP ecoa no Rio Grande do Norte

Por Maurílio Júnior
Vacinação contra Covid-19 em João Pessoa — Divulgação

O ritmo da vacinação em João Pessoa tem ecoado para além dos limites geográficos do estado. Com o início da imunização em idosos a partir de 65 anos, a capital da Paraíba é a que mais avança no Nordeste, conforme registrou o blog no último sábado (20).

Leia também: 

+ Prefeito de Campina Grande questiona distribuição de vacinas para JP e levará queixa ao MP

No Rio Grande do Norte, jornalistas e cientistas avaliaram as estratégias tomadas pelos governos dos dois estados. Natal é a capital que menos avançou na vacinação por faixa etária.

No site Tribuna do Norte, a seguinte manchete ganhou destaque: Cientista explica por que João Pessoa vacina idosos acima de 65 e Natal ainda está nos 75. À reportagem, o pesquisador da UFRN em Harvard, José Dias Nascimento, criticou a estratégia da Prefeitura de Natal.

– A Pirâmide etária de Natal e João Pessoa são bem parecidas, como mostram os gráficos do censo 2010 IBGE. Desta forma, a fila de vacinação de idosos que está mais atrasada em Natal (10 anos) do que em outras capitais, como por exemplo João Pessoa, se dá unicamente pela superposição do atraso em adquirir as vacinas, e a baixa eficiência especificamente da prefeitura de Natal em realizar o devido escoamento das vacinas recebias. Esta falta de estratégia e logística reflete a baixa prioridade dada e a fragilidade desta gestão em usar aspectos científicos básicos nas tomadas de decisão. Inadmissível nos dias de hoje. Imunização é um direito da população.

Comentários:
error: Conteúdo Protegido!!