covid-19

Paraíba já tem mais mortes em dezembro do que novembro inteiro

Por Maurílio Júnior
Covid-19 avança - Foto: Pilar Olivares/Reuters

Em 19 dias de dezembro, a Paraíba já superou o número de mortes por Covid-19 do que o registrado em todo mês de novembro. O número de casos também já supera o do mês anterior.

De acordo com levantamento feito pelo blog, com base nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde, a Paraíba contabilizou 12.104 infecções e 194 mortes em novembro.

Em dezembro, já são 13.856 paraibanos contaminados pelo coronavírus e, infelizmente, 234 mortes.

Hospitais lotados 

O aumento no número de mortes é o reflexo dos hospitais lotados em toda Paraíba. O Sertão é a região mais crítica no momento, com 91% de ocupação de leitos de UTI.

Na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa é de 58%, percentual que caiu graças a abertura de novos leitos.

Até o fim do mês, o governo estadual pretende totalizar a abertura de 181 novos leitos, entre enfermarias e UTIs.

Em Campina Grande, a ocupação é de 56%, maior do que a registrada em 30 de novembro, quando era de 38%.

Fim de ano 

O novo avanço da Covid-19 acontece em um momento de grande preocupação das autoridades de saúde, em virtude das festividades de fim do ano, como Natal e Revéillon. Somado ao relaxamento da população, o quadro deve piorar em janeiro.

Para pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Margareth Dalcolmo, “o que vai trazer a segunda onda para o Brasil são as festas de Natal e de fim de ano. Teremos o janeiro mais triste da nossa História porque nós falhamos em trazer uma consciência cívica da gravidade do que estamos vivendo”.

Comentários:
error: Conteúdo Protegido!!