Mudança na Série C

Por Maurílio Júnior

A Série C do Campeonato Brasileiro de 2020 não terá mais o temido mata-mata como fórmula para decidir o acesso à Série B. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (2) no conselho técnico da competição na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.

A primeira fase segue com dois grupos de dez times, divididos por região (Norte/Nordeste/Centro-Oeste x Sul/Sudeste), com jogo em turno e returno dentro das chaves.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para segunda fase e se misturam em dois quadrangulares, com os times jogando entre si em dois turnos para decidir o acesso. Os dois melhores de cada quadrangular sobem para a Série B. Os primeiros colocados disputarão a final do campeonato em dois jogos.

Os quadrangulares ficarão divididos da seguinte maneira:

Quadrangular 1: 1º lugar do grupo A; 2º lugar do grupo B; 3º lugar do grupo A; 4º lugar do grupo B
Quadrangular 2: 1º lugar do grupo B; 2º lugar do grupo A; 3º lugar do grupo B; 4º lugar do grupo A

De 2012 a 2019, os quatro melhores de cada grupo avançavam para o mata-mata do acesso à Série B (1A x 4B, 2A x 3B, 1B x 4A e 2B x 3A). Depois, seguia com semifinal e final, sempre em ida e volta. 

No antigo formato, o futebol paraibano bateu na trave três vezes para subir de divisão. Uma com o Treze em 2013, quando perdeu para o Vila Nova-GO, e duas com o Botafogo-PB, sendo batido por Boa Esporte-MG (2016) e Botafogo-SP (2018). Botafogo-PB e Treze representarão novamente o futebol paraibano na competição.

Comentários:
error: Conteúdo Protegido!!